Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Opacado eletronicamente: o laminado com múltiplas funções

O Brasil tem mais uma opção quando o assunto é vidro opacado eletronicamente ou, como é mais conhecido, película de cristal líquido ou película de LCD (Liquid Crystal Display). Disponível no mercado há algum tempo, a tecnologia LCD é comumente aplicada em aparelhos como relógios digitais, calculadoras, mp4's, câmeras digitais e celulares. Agora sua funcionalidade pode ser explorada em peças (de vidros) maiores, com dimensões de até 1,3 m x 3 m. Por meio do suporte da empresa italiana Glass Company, a Zurix - situada em Bento Gonçalves (RS) - pretende importar para o Brasil a película com LCD.
O vidro opacado eletronicamente pode ser comparado a uma cortina high-tech. A um simples acionamento elétrico, uma película que é laminada entre dois vidros pode tornar a peça transparente ou translúcida. Portanto, é ideal para divisórias de ambientes, escritórios, salas de reunião, hospitais, banheiros, fachadas e etc. É uma ótima solução para lugares em que se necessita de um bloqueio de visão entre ambientes momentâneo, podendo ser ainda usada como tela de projeção, quando opaca.

Mesmo que usada de forma mais restrita hoje, a película com LCD deve se popularizar e tornar-se produto mais usual na arquitetura brasileira, especialmente dada à sua versatilidade. "A idéia é que se torne um produto muito difundido como é na Europa e disponível para qualquer pessoa", explica o diretor da Zurix, Claudio Bernabucci.


A película de cristal líquido da Zurix tem funcionamentos ON (ligado/transparente) e OFF (desligado/translúcido), inclusive com opção de piscar e ser temporizada - o consumo de energia chega a 7W/m2. Na prática, a instalação desse vidro especial não requer cuidados extras na mão-de-obra. Orienta-se, no entanto, ter uma noção básica de eletricidade em âmbito civil e que se mantenha contato com o vidraceiro. A película de cristal líquido é leve o suficiente para praticamente não alterar o peso do vidro.

"Com o tamanho especificado pelo cliente, o vidro pode já vir laminado com a película ou ser laminado aqui no Brasil. Independente da escolha, a vantagem é a garantia e suporte técnico da italiana Glass Company, que tem know-how no universo do vidro", assegura Bernabucci.



Como funciona o LCDO LCD consiste em um líquido (cristal líquido) polarizador da luz, eletricamente controlado, que se encontra comprimido dentro de celas entre duas lâminas transparentes polarizadoras. Os eixos polarizadores das duas lâminas mantêm-se alinhados perpendicularmente entre si. Cada cela é provida de contatos elétricos que permitem que um campo elétrico possa ser aplicado ao líquido no interior. O cristal líquido muda de 90° a polarização da luz que chega a um dos polarizadores, obtendo-se a transparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário