Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Recycled Island- Projeto aproveita o lixo no mar

Você já conhece roupas feitas de garrafas PET recicladas, papel reciclado, plástico reciclado, latas de refrigerante recicladas. E sobre a ilha reciclada, você já ouviu falar?
O projeto Recycled Island da empresa holandesa WHIM Architecture estuda formas de transformar a massa gigante de lixo que flutua nas águas do Oceano Pacífico em uma ilha habitável flutuante.
O lixo em questão possui cerca de 100 milhões de toneladas, especialmente plástico, segundo reportagem publicada pelo jornal britânico The Independent.
Ele flutua na região considerada o maior depósito de lixo do planeta, o Giro Pacífico Norte.Estende-se por cerca de 500 milhas náuticas entre a costa da Califórnia, no Oeste dos Estados Unidos, passando pelas águas do Havaí e aproximando-se do Japão.

O objetivo da iniciativa é construir uma enorme ilha composta por casas, lojas e espaços de lazer. Além de reduzir o acumulo de lixo, a ilha foi pensada para abrigar pessoas que irão perder suas casas por causa de inundações e outros fenômenos relacionados às mudanças climáticas. Nos próximos 30 anos, esse fenômeno pode resultar em 200 milhões de refugiados, segundo o Greenpeace. Até agora, 20 milhões de pessoas tiveram que se mudar por essa razão



Segundo Ramon Knoester, um dos criadores do projeto da ilha, a ideia é propor um habitat confortável, mas que não dependa tanto de recursos oferecidos por outros países. Enquanto o projeto da Recycle Island não sai do papel, sua “matéria-prima” continua disponível, boiando e poluindo os mares.



Quer saber mais? Entre no site oficial.


por Mariana Bonfim, nov2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário