Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Contêineres viram biblioteca e policlínica


Seguindo a tendência sustentável, mais arquitetos aderem a projetos que reutilizam contêineres de carga. Você já conferiu aqui diferentes propostas realizadas no México, na Inglaterra e também no Brasil. Agora, uma boa solução foi desenvolvida na Indonésia.
A empresa Dpavillion Architects aproveitou contêineres de mercadorias para construir uma policlínica e uma biblioteca em Batu, no Leste de Java. O “Contertainer”, uma mistura das palavras inglesas “entertainment” (diversão, na tradução literal) e “container”, é caracterizado por uma alegre mistura de cores e formas.
Segundo o site Contemporist, o centro é composto por cinco contêineres de mercadorias, que encaixados em cima de vigas, criam semelhança com habitações localizadas nas beiras de rios.
A empresa teve como objetivo privilegiar as camadas sociais mais pobres daquela região, ao escolher um método de arquitetura mais criativo e menos custoso. O projeto oferece uma clínica de saúde e uma biblioteca, e para o entretenimento dos frequentadores, atividades coletivas de aprendizagem. Os serviços são oferecidos gratuitamente aos habitantes.

A Dpavillion Architects escolheu reutilizar contêineres devido à suas características multifuncionais, e por ser um material muito acessível e barato na Indonésia. As estruturas são versáteis, estáveis e resistentes, permitindo uma adaptação fácil e rápida quando usadas na construção. Além disso, após terem viajado pelo mundo todo, podem ter uma atmosfera inspiradora para guardar os livros de uma biblioteca.


por Gabriela Machado, ago2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário