Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

"Madeira de Jornal" vira matéria prima para móveis e decoração.


Quando pensamos na reciclagem de jornal, geralmente pensamos no processo que o transforma em papel novamente. Mas a designer Mieke Meijer descobriu uma nova maneira de se reciclar os papéis dos jornais. As folhas são empilhadas, coladas, enroladas como se fossem lenha, e depois de secas, são cortadas e lixadas. O resultado é surpreendente: peças que realmente parecem madeira!



Mieke Meijer, que testou o material quando ainda era estudante de design, se uniu a outros jovens designers da empresa alemã Vij5 para criar peças de mobília funcionais, feitas de “NewspaperWood”, ou madeira de jornal, em português. Para o projeto virar realidade foram necessárias muitas sessões de brainstorming, oficinas e experimentos, até a equipe ser capaz de encontrar soluções para fazer os móveis de NewspaperWood serem um produto viável para ser comercializado.

O novo material não substitui a madeira tradicional, mas cria novas maneiras de reutilizar o papel, criando novos formatos, texturas, móveis e até acessórios de moda. O produto mais incrível é a lâmpada que combina tecnologia com funcionalidade: basta retirar o jornal enrolado dentro da estrutura para que a lâmpada de LED fique acesa. Para desligar a luz, é só colocar o jornal de volta.











Esse é um exemplo de como a criatividade é uma grande aliada na hora de desenvolver produtos mais sustentáveis. A versatilidade deste material nos abre um leque de possibilidades para criar produtos feitos com materiais reciclados, mas que tem cara de madeira!





por Andrea Mieko para Greenvana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário