Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Água e Pedra inspiram Centro Esportivo.

Assim como ocorreu nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, a recém-encerrada Universiade 2011, em Shenzen, na China, chamou a atenção pela qualidade das instalações esportivas, assunto que tem ganho destaque no Brasil devido à Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio-2016.

O centro esportivo utilizado na Universiade 2011 foi desenhado pela empresa GMP Architekten. O Universiade Sports Center foi composto por três estádios em um parque envolto por um lago artificial. Inspirado pela paisagem envolvente, o complexo será utilizado para sediar uma série de eventos esportivos.
Se em 2008 o Ninho do Pássaro, apelido do Estádio Olímpico, fez sucesso, agora, a GMP Architekten fez uso em seu design de elementos típicos de um jardim chinês tradicionais, empregando pedras e água, já que nessa cultura, a água representa o movimento e o desenvolvimento, enquanto que as pedras e estruturas cristalinas simbolizam a continuidade e estabilidade.

O estádio principal é um espaço multifuncional que poderá ser usado em ocasiões esportivas nacionais e internacionais e eventos variados. É possível acomodar cerca de 60 mil pessoas no interior.

O segundo complexo de esportes coberto foi projetado para patinação no gelo, mega-apresentações e reuniões sociais, podendo acomodar até 18 mil espectadores.

Já o terceiro complexo é aquático e conta com uma piscina para competições de natação com acomodação para 3.000 pessoas. Os estádios do centro esportivo têm 65 metros de altura e sua estrutura é composta por um invólucro de aço prismático composto por uma série de facetas triangulares e três camadas distintas. O exterior é um vidro translúcido composto de painéis triangulares de vidro laminado de segurança ou placas de policarbonato.


por style.greenvana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário